09 OUT 2024
REGIONAL RIACHO
SAÚDE
UBS Novo Riacho realiza caminhada com reflexão sobre o câncer de mama e de colo de útero
Ação faz referência ao “Outubro Rosa”

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Novo Riacho realizou, na manhã desta quarta-feira (9/10), a “Caminhada Rosa”, atividade que teve por objetivo a conscientização da população sobre os cânceres de mama e do colo de útero. Além disso, a ação visou a importância da descoberta precoce destas doenças e de manter uma rotina de práticas esportivas e hábitos saudáveis.

Como parte das ações da campanha “Outubro Rosa”, mais de 50 pessoas participaram do trajeto, que teve início na própria unidade de saúde e percorreu várias ruas do bairro. A mobilização contou com a presença da comunidade e das equipes de Saúde da Família, que se vestiram de rosa, representando a cor da campanha.

A diretora do Distrito Sanitário Riacho Carolina Castro ressaltou a importância da ação para promover a conscientização da prevenção, principalmente sobre a atividade física. “A intenção desse evento é sensibilizar a população para a prevenção do câncer de colo de útero e do câncer de mama. A ação é uma forma de falar, também, sobre prevenção para todos os tipos de câncer”, disse.

A “Caminhada Rosa”, atividade que teve por objetivo a conscientização da população sobre os cânceres de mama e do colo de útero  Fotos: Fábio Silva/PMC

Sueli Ribeiro, 46, usuária da UBS Novo Riacho, entende a relevância de participar das ações propostas pela Atenção Primária a fim de impulsionar a mensagem sobre conscientização e autocuidado: “Acho muito importante que as mulheres façam atividades físicas, além do autoexame das mamas. Elas, podem, ainda, procurar uma unidade de saúde para tirar dúvidas e fazer o exame não só das mamas, mas também do útero para estar sempre se cuidando”.

Ao fim do trajeto, a equipe médica, junto às gerências da Unidade e do Distrito, compartilhou orientações de prevenção, com destaque para a prática de atividades físicas e para o exame de toque, considerado a melhor forma de autoavaliação.

Os participantes desfrutaram de um momento de confraternização, com dança e música   Fotos: Fábio Silva/PMC

A diretora da UBS Novo Riacho, Rayane Jennifer, uma das idealizadoras da caminhada, destacou que, para aqueles que tiverem dúvidas sobre exames ou outras questões, o recomendado é procurar uma UBS para que um profissional qualificado oriente e ajude com os cuidados necessários. Já a enfermeira Nayra enfatizou a importância do autoexame das mamas, assim como a prática constante de atividade física e de uma alimentação saudável para prevenção do câncer.

Encerrando o evento, os participantes desfrutaram de um momento de confraternização, com lanche coletivo, música e conversa.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos

Autor: estagiário Filipe Soares, sob supervisão da jornalista Natália Rosa / Edição: João Cavalcanti